Uma pesquisa realizada pela Prime Brasil, em parceria com o NE10, aponta que as mulheres católicas e o público jovem são mais maleáveis e aceitam o casamento entre pessoas do mesmo sexo. O levantamento aponta que 57,4% das entrevistadas não se opõem à união. Além disso, o estudo aponta que quanto mais jovens, mais suscetíveis as pessoas em aceitar o casamento gay e a adoção de crianças por casais homossexuais.
O levantamento foi feito com 1.198 internautas do NE10, no qual 65,8% são do gênero masculino e 34,2% do gênero feminino. A idade média registrada foi de 37,2 anos. A maioria (55,8%) é católica, e apesar de 14,4% afirmarem não ter nenhuma religião, eles dizem acreditar em Deus. De maneira geral, a pesquisa revelou que aproximadamente metade dos internautas (50,6%) é a favor da união entre pessoas do mesmo sexo e 44,7% são a favor da adoção de crianças por casais homossexuais.
Ainda no âmbito da religião, assunto que incide diretamente na decisão de temas polêmicos como o casamento gay e o aborto, os evangélicos são os que mais frequentam o centro de encontro das religiões, 71% afirmaram que “sempre” frequentam, como também são os que mais contribuem financeiramente com a religião, 55,9% afirmaram que sempre contribuem.
Quando o assunto é casamento entre pessoas do mesmo sexo, os evangélicos são os mais resistentes. Cerca de 90% são contrários à união entre homossexuais, enquanto 64,6% dos católicos também se opõem.
Finalizada no dia 1º de agosto, a pesquisa foi iniciada no dia 28 de julho, data em que o papa Francisco deixou o Rio de Janeiro, onde foi realizada a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). O estudo aproveitou para questionar os internautas sobre suas opiniões a cerca da visita do pontífice.
A vinda do papa Francisco ao Brasil foi aprovada por 86,8% dos entrevistados, no entanto, quando ressaltado que o evento religioso acarretou gastos públicos, a aprovação diminuiu para 73,2%, mais permaneceu alta. Entre os entrevistados, apenas os ateus apresentaram uma alta rejeição quanto à visita do papa durante a JMJ (49,2%).
ABORTO - A pesquisa da Prime Brasil com o NE10 perguntou ainda sobre outro tema polêmico: o aborto. Apenas 15,7% dos internautas são a favor de que a mulher que pratica o aborto deve ser processada e presa, enquanto 46,1% apoiam o aborto apenas em caso de deficiência do feto ou estupro. Nesse aspecto, mais uma vez as mulheres mostraram mais maleáveis. Em relação ao público masculino, 44% das mulheres não são a favor da prisão para àquelas que pratiquem o aborto.
Fonte NE10