Está marcado pelas redes sociais o 5º ato pelo passe livre e por melhorias no transporte público na Região Metropolitana do Recife (RMR). A data foi definida em plenária: a quarta-feira 31 de julho. O horário e local da manifestação, no entanto, ainda serão divulgados.
A pauta de reivindicações que a Frente de Luta Pelo Transporte Público, organizadora do protesto, quer entregar ao governador Eduardo Campos (PSB) continua a mesma do segundo ato, realizado entre a Praça do Derby e o Centro de Convenções, sede provisória do Governo do Estado, no último dia 26.
O primeiro item da pauta é o passe livre para estudantes e trabalhadores desempregados. Entre as outras reivindicações sobre o transporte público estão a tarifa única para o Grande Recife, a licitação imediata das linhas de ônibus na RMR, expansão do Metrô do Recife para a Zona Norte e expansão do sistema de aluguel de bicicletas para bairros de baixa renda e os pontos de confluência de transporte coletivo.
O primeiro ato levou, de acordo com levantamento da Polícia Militar, aproximadamente 52 mil pessoas às ruas do Centro. O protesto seguinte, realizado no dia 26, contou com participação menor e terminou com atos isolados de vandalismo e sem atingir o principal objetivo dos organizadores, que seria entregar a pauta de reivindicações ao governador. Outras manifestações aconteceram na capital nos dias 28 de junho e 11 de julho, quando houve o Dia Nacional de Luta.