Notícias » PolÍcia

17 de Julho de 2013
PM cumpre reintegração de posse em prédio da reitoria da Unesp em SP
PM foi acionada para realizar reintegração em prédio invadido por alunos. Reitoria havia sido ocupada nesta terça-feira (16).
Clique para ampliar

Tropa de Choque da Polícia Militar foi acionada na madrugada desta quarta-feira (17) para cumprir a reintegração de posse do prédio da reitoria da Universidade Estadual Paulista (Unesp), na Rua Quirino de Andrade, no Centro de São Paulo. Um grupo formado por mais de cem estudantes ocupava o prédio desde o início da tarde desta terça (16). Por volta das 6h30, a reintegração já havia terminado, mas um grupo de alunos permanecia em frente ao prédio protestando.

A reintegração teve início por volta das 5h30. Parte dos alunos retirada do prédio foram encaminhados em três ônibus ao 2º Distrito Policial, no Bom Retiro. Não houve confronto.

Segundo a Polícia Militar, 119 pessoas foram levadas para o 2º DP por depredação do patrimônio público. Por falta de espaço na delegacia, parte dos universitários foi mantida do lado de fora, cercada por um cordão de isolamento feito por policiais militares. Por volta das 8h40, algunsestudantes já haviam sido liberados. No horário ainda não havia informação da Polícia Civil se eles irão responder a inquérito.

reintegração reitoria unesp (Foto: Marcelo Brammer/ Brazil Photo Press/ Estadão Conteúdo)

Entre as reivindicações dos estudantes que ocuparam a reitoria estão criar uma Coordenadoria de Permanência Estudantil (CPE), aumentar a participação de estudantes na composição da Comissão Permanente de Permanência Estudantil (CPPE), ceder uma sala para a instalação do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e efetuar ações emergenciais de auxílio estudantil nos campi de Ourinhos e São Vicente.

Em nota, a Unesp informou que o pedido de reintegração de posse foi tomado para preservar o patrimônio público após diálogo "infrutífero" com os estudantes.

"Apesar de a Reitoria da Unesp estar em proceso de negociação com os representantes de seus alunos, desde dia 27 de junho, quando eles, em ocupação da Reitoria, apresentaram pauta de reivindicações e, posteriormente, promover diversas reuniões de trabalho para buscar um entendimento, surpreendentemente, o prédio da Reitoria foi novamente invadido por, aproximadamente, 120 alunos, alguns mascarados e com atitudes de intimidação em relação aos funcionários da Administração, por volta das 11h30 do dia 16 de julho.   Após intenso diálogo e processo de negociação do gabinete da Reitoria com os alunos, infelizmente infrutífero, na manhã do dia 17 de julho, foram tomadas, em nome da preservação do patrimônio público, as medidas judiciais cabíveis objetivando a reintegração de posse, tendo sido deferida medida liminar pelo MM. Juiz de Direito da 10ª Vara da Fazenda Pública da Capital, determinando a pronta desocupação do imóvel", diz a nota da reitoria.

reintegração reitoria unesp (Foto: Marcelo Brammer/ Brazil Photo Press/ Estadão Conteúdo)Ocupação anterior
Os estudantes da Unesp já haviam ocupado a reitoria no mês passado, no dia 27 de junho. Eles desocuparam o local depois de entrarem em um acordo com a instituição para a ampliação das políticas de auxílio e permanência estudantil, como o aumento do número de bolsas-aluguel e bolsas para alunos de baixa renda, e o pagamento retroativo de bolsas de pesquisa. Ainda no mês passado, diversos campi da Unesp tiveram protestos, ocupações e greve de estudantes, funcionários e professores: Bauru, Marília, Franca, Ourinhos, Botucatu, Araraquara e São José dos Campos.

Na ocasição, a reitoria se comprometeu a elaborar uma proposta de obras para a construção de moradias e restaurantes, além de solicitar à assessoria jurídica o encaminhamento de propostas de ampliação da participação estudantil nos órgãos colegiados da instituição.

A assessoria de imprensa da Unesp afirmou que, desde então, a reitoria tem se reunido com os estudantes para dar seguimento às reivindicações.

Estudantes aguardavam registro da ocorrência da reintegração de posse do lado de fora da delegacia (Foto: Tatiana Santiago/G1)


+ NOTÍCIAS


 
NO AR

Sertanejo POP

Com: Edricia Santos
Horário: 17:00 - 18:00
Não Consegue escutar

#

PEÇA SEU SOM
Nome:

Email:

Cidade / UF:

Pedido:

Por medida de segurança, digite os 5 dígitos
do código exibido abaixo

3apd1
ESTATÍSTICAS
    Usuários Online:  1
BLOGUEIROS FLORENCES

Blog do Sargento Adeildo Alves

 

Copyright © 2024 - Rádio Comunitária Florescer - FM