Dois projetos hidroambientais que prometem melhorar a qualidade do Rio Pajeú serão apresentados em encontro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, nesta quinta (08), às 09h, na Câmara de Vereadores.
Um deles será tocado na nascente do Rio, no município de Brejinho. Prevê o controle da erosão, do solo, proteção da nascente , dentre outras ações. O segundo vai atender a chamada Microbacia do Córrego da Onça, em Afogados da Ingazeira. Haverá controle da erosão, construção de diques de pedra, diminuindo assoreamento. Pequenas barragens de contenção de águas chamadas barraginhas também estão no projeto.
As obras deverão consumir até 10 meses e serão executadas pela NeoGeo Geotecnologia, vencedora da licitação realizada pela AGB Peixe Vivo, da bacia do Comitê do São Francisco.
O Coordenador do Comitê do Submédio São Francisco, Totonho Valadares, Coordenador da Bacia Hidrográfica do Pajeú, Elias Silva e Fernando Alan, da NeoGeo, participam do debate aberto ao público . Outro projeto vai buscar recuperar a margem esquerda do Açude Poço da Cruz,na Sub-bacia do Rio Moxotó em Ibimirim.