O ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, lançou nessa terça-feira (21) um site para receber doações de militantes que queiram ajudá-lo a quitar a multa de R$ 466 mil estipulada pela Justiça pela condenação dele no Julgamento do Mensalão. O site de Delúbio está sendo lançado após o ex-presidente do partido, José Genoino, levantar mais do que o valor de R$ 667,5 mil de multa atribuído a ele no mesmo julgamento utilizando uma página na web.
Até o momento, o site não registra nenhum recurso levantado. Os depósitos devem ser feitos em uma conta da Caixa Econômica Federal e os comprovantes de depósito devem ser encaminhados para um e-mail dos gerenciadores do site, ligados ao ex-tesoureiro. Na página, também há uma explicação para as pessoas que queiram incluir a doação no Imposto de Renda.
Além de Delúbio, o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, e o ex-presidente da Câmara, João Paulo Cunha, também devem utilizar o mesmo artifício para pagar suas multas junto à Justiça. Além da multa, o ex-tesoureiro foi condenado a seis anos e oito meses de prisão por corrupção ativa.
“As forças do atraso, derrotadas nas eleições do presidente Lula e da presidenta Dilma, promoveram o mais violento processo judicial de exceção de toda nossa história”, ataca, o texto de apresentação da página. “A difamação, a desinformação, a pressão midiática, tudo foi usado e nada foi poupado na criminalização da atuação política de combativos companheiros petistas”, prossegue.
O site apresenta ainda uma nota assinada pelo presidente nacional do PT, Rui Falcão, conclamando a militância á contribuir com os condenados do partido. ”Como o PT, em virtude da lei, não pode utilizar recursos próprios e nem do Fundo Partidário, propomos esta corrente de solidariedade”, diz o texto.
Fonte: NE10