Por não terem alcançado conceitos satisfatórios duas vezes consecutivas na avaliação do Ministério da Educação (MEC), 14 cursos de 12 faculdades do Estado vão ser suspensos. Em todo Brasil, 270 cursos de ensino superior não serão mais oferecidos, de acordo com o MEC. A lista completa com os cursos e instituições proibidos foi divulgada nesta sexta-feira (06), no Diário Oficial da União. Administração, com 103 graduações punidas espalhadas pelo País, lidera a listagem no Brasil e também em Pernambuco, com seis.
As instituições devem ser notificadas ainda nesta sexta-feira (06) e os vestibulares suspensos, mesmo os que já foram realizados. No total, foram avaliados 5.888 cursos e os que tiveram conceito insatisfatório representam 12,9% desse total. As graduações tiveram avaliação 1 ou 2, em uma escala que vai até 5, no Conceito Preliminar de Curso (CPC) de 2012.
São consideradas satisfatórias as que ganham conceito 3 ou mais. A avaliação é feita a cada três anos e, no ano passado, analisou os cursos de humanidades. A última vez que foram avaliados foi em 2009. De acordo com o Ministério da Educação, 44.069 vagas deixarão de ser ofertadas em 2014 no ensino superior.
Fonte: NE10